Botafogo em debate
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» BOTAFOGO SEEDORFIOU
Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo I_icon_minitimeQui Jun 29 2017, 00:57 por foginho

» O BOTAFOGO E EU... (por ARMANDO NOGUEIRA)
Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo I_icon_minitimeQui Jun 29 2017, 00:49 por foginho

» REPÚBLICA DOS COMPLEXADOS – A RESPOSTA UMA COLUNA UM POUCO MAIS LONGA...MAS NECESSÁRIA.
Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo I_icon_minitimeQui Jun 29 2017, 00:37 por foginho

» BAHIA E SEEDORF
Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo I_icon_minitimeSeg Set 29 2014, 10:10 por Fantasma Scarlatta

» Botafogo com time reserva goleia fluminese
Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo I_icon_minitimeDom Fev 23 2014, 18:51 por vbm

»  Botafogo vence o time do papa Francisco
Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo I_icon_minitimeQua Fev 12 2014, 08:02 por vbm

» Em mais uma reviravolta, Zeballos vem ao Rio para assinar com o Botafogo
Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo I_icon_minitimeSeg Fev 10 2014, 16:09 por vbm

» Gerson tira camisa durante transmissão e se emociona com o Botafogo
Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo I_icon_minitimeQui Fev 06 2014, 06:45 por vbm

» Botafogo goleia e garante vaga na Copa Libertadores
Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo I_icon_minitimeQui Fev 06 2014, 06:22 por vbm

» Moderação e Censura
Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo I_icon_minitimeTer Fev 04 2014, 10:03 por vbm

» REATIVAMENTO DA COLUNA
Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo I_icon_minitimeSex Jan 17 2014, 10:12 por gbarata

» IMBROGLIO E SURREALISMO - ESSE É O FUTEBOL BRASILEIRO
Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo I_icon_minitimeSex Dez 13 2013, 20:40 por lscunha


Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo

+9
Vandafogo
Le Fou
André Lira
sabbato
Major Nelson
LGermer
dunga01
DiegoLaso
andmarques
13 participantes

Ir para baixo

Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo Empty Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo

Mensagem por andmarques Qua Nov 11 2009, 16:33

No dia 11 de abril de 2009, fui ao Maracanã assistir a partida Vasco x Botafogo pela semifinal da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca 2009. A torcida alvinegra não estava lá muito confiante. Mais de 60% do público presente era de vascaínos que faziam uma festa muito maior.

Contudo, eu meio aos botafoguenses, um em especial me chamou atenção. Estava um menino com o pai, segurando uma bandeirinha do Botafogo em direção às arquibancadas. Um torcedor do Vasco, que parecia conhecer o pai da criança, se aproximou, cumprimentou e brincou com o menino perguntando: “ô garoto, o que você veio fazer aqui?” Sem piscar, o menino respondeu: “vim ver o Maicosuel”. Aquela frase simples e inocente do menino me fez pensar: estaria o Botafogo ganhando um novo ídolo? Seria o Maicosuel o jogador capaz de atrair multidões? Fazer com que mesmo sem esperança o torcedor vá ao estádio só para vê-lo jogar? E realmente naquele jogo o Maicosuel só não fez chover. Fez gol (um deles um golaço), deu assistência, dribles, enfim, um partidaço que resultou num 4x0 que muitos alvinegros otimistas não esperavam.

Dias depois, fui ao Engenhão assistir Botafogo x Americano pela Copa do Brasil. Fomos eliminados justamente num pênalti perdido por Maicosuel. Mas algum torcedor o condenou? Não e nem poderia. Pois quando o time estava totalmente perdido em campo, foi ele que tomou a iniciativa, chamou o jogo para si e conseguiu fazer em jogada individual o gol que evitou a eliminação mais cedo. E antes desse gol, era possível ouvir alguns torcedores dizendo “dá no Maico”.

Infelizmente, Maicosuel foi embora. Se ele seria ou não o novo ídolo, o jogador para atrair o torcedor, não temos mais como ter certeza absoluta. Mas o fato é que o Botafogo novamente passava a ter um time comum, formado em sua maioria por jogadores burocráticos. Ou seja, sem muitos atrativos para chamar a torcida ao Engenhão. E já que falei no Engenhão, quero lembrar de outro episódio, novamente envolvendo uma criança alvinegra.

O jogo era Botafogo x Barueri, pelo primeiro turno do campeonato Brasileiro. Um pouco antes do jogo começar, a torcida ainda se acomodava nas cadeiras quando um pai pegou o filho no colo, levantou e começou a falar apontando para o centro do estádio: “filho, isso aqui é a casa do Botafogo. Aqui é nossa segunda casa. Vamos ver o Botafogo ser campeão aqui!” O menino ficou sorridente batendo palmas e todos que estavam ao redor olhavam a cena com admiração. Eu confesso que quase chorei vendo aquilo. Desde que o Botafogo passou a jogar no Engenhão eu realmente passei a me sentir mais em casa. Mesmo em jogos no Maracanã com apenas a nossa torcida eu não sentia o clima familiar que sinto no Engenhão.

Bom, hoje não temos mais o Maicosuel e essa semana recebemos a notícia de que o Engenhão será desvinculado do nome do Botafogo em 2010. Vejo com isso o Botafogo perdendo sua identidade, perdendo seu espaço e se afastando cada vez mais da sua torcida. Tivemos a chance de ter novamente um ídolo que chamava a torcida. Tivemos a chance de ter um estádio nosso, com a cara do Botafogo. Não temos mais o jogador e estamos prestes a não ter mais o estádio.

Afinal o que aproxima o clube da torcida? Bom futebol? Títulos? Claro que sim. Mas ficamos 21 anos sem títulos e nem por isso a torcida deixava de comparecer. Se puxarmos pela história, veremos que mesmo quando o Botafogo não era campeão, tinha algum craque no elenco que chamava o torcedor. Meus tios já cansaram de me dizer que iam ao Maracanã no início dos anos 80 só para ver o Mendonça jogar. Se não quisermos olhar o passado, temos um exemplo mais recente. Alguém lembra da estréia do jogador Fred pelo Fluminense esse ano? O time não estava bem no campeonato, mas a simples estréia do jogador levou mais de 40 mil ao estádio.

Meu propósito não é especificamente pedir a volta do Maicosuel, mas sim que o Botafogo invista num craque. Será que não seria mais interessante investir caro em um craque que atraia a torcida do que investir em 4 jogadores comuns? Ao mesmo tempo, imploro que o Botafogo olhe com mais carinho para o Engenhão. Eu cresci vendo o Botafogo jogar no Maracanã e, na grande maioria das vezes, no Caio Martins. Com todo respeito que o pessoal de Niterói merece, não dá para usar o Caio Martins como o estádio alvinegro. O Botafogo é do Rio e não de Niterói. A maioria de sua torcida está desse lado da baía. O Engenhão é uma jóia, é a grande chance de termos finalmente um local onde não apenas uma criança, mas toda a torcida identifique como sua casa. E se tivemos um craque no time, esse processo acontecerá muito mais fácil e rápido. Ou seja, tudo que precisamos para crescer mais é um jogador para chamar a torcida e uma casa para acolhê-la.

Assim, esse é o meu apelo para 2010: um grande jogador atuando na casa do Botafogo e pelo Botafogo.

Saudações Alvinegras

André Marques


Última edição por andmarques em Dom Nov 15 2009, 11:04, editado 1 vez(es)
andmarques
andmarques

Número de Mensagens : 1307
Data de inscrição : 15/04/2009
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo Empty Re: Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo

Mensagem por DiegoLaso Qua Nov 11 2009, 20:28

Concordo com sua análise, realmente um idolo acende a paixão do torcedor, além do que todos gostam de bom futebol, logo, o espetáculo que o craque proporciona enche o estádio. Este por sua vez caracterizado cria um ambiente favorável ao torcedor, o estádio também deve oferecer conforto, ou seja, boa alimentação a preço justo e de várias cozinhas diferentes, ao invés do cachorro quente e pipoca (ambos de péssima qualidade) como únicas opções, estacionamento, sistema eficiente de transportes públicos, horário adequado dos jogos, todos esses são fatores que contribuem para a presença em massa da galera no estádio.

DiegoLaso

Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo Empty Re: Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo

Mensagem por dunga01 Qua Nov 11 2009, 21:25

Concordo também. Temos que parar com essa idéia de iniciar o campeonato com um time limitado, devido a orçamento. Tenho absoluta certeza de que um Craque referencial levaria novamente a torcida ao estádio. Sem querer comparações absurdas, a contratação do Ronaldo Baleia pelo Corinthians sacudiu o clube de uma forma geral. O Botafoguense, que já vinha meio carente de ídolos, sentiu o baque da saída do Maicossuel, o que pode explicar, em parte, o baixo comparecimento ao Engenhão. Mas um cara que honrasse a camisa alvinegra, que convocasse - com autoridade - a torcida para os jogos, que arriscasse tudo por títulos certamente teria o retorno dos Alvinegros.
Saudações Gloriosas


Última edição por dunga01 em Qua Nov 11 2009, 22:03, editado 1 vez(es)
dunga01
dunga01

Número de Mensagens : 167
Data de inscrição : 21/07/2009
Idade : 59
Localização : Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo Empty Re: Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo

Mensagem por LGermer Qua Nov 11 2009, 21:55

O Botafogo há muito tempo é clube sem visão... jamais eles iriam pensar em coisas tão complexas como ter uma visão mais abrangente do futuro.

Investir em ídolos, na visão deles, é Dodô e Túlio Maravilha.

Não têm a mínima noção do quanto poderia valer investir na figura de um ídolo (como Maicosuel que parecia ter tudo: bom de bola, jovem e carismático)... pra falar a verdade, não têm nem coragem pra fazer isso. Ficam com medo de gastar errado... que é uma grande piada, convenhamos.

LGermer

Número de Mensagens : 85
Data de inscrição : 26/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo Empty Re: Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo

Mensagem por andmarques Qui Nov 12 2009, 06:10

Germer

de fato uma das coisas que mais me irrita no Botafogo é essa mania de sempre olhar para trás. Não sei se por comodidade, preguiça , falta de visão ou tudo isso junto.
andmarques
andmarques

Número de Mensagens : 1307
Data de inscrição : 15/04/2009
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo Empty Re: Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo

Mensagem por Major Nelson Qui Nov 12 2009, 06:56

Mas agora, amigos, eles estão incomodados com oposição.
Mais um efeito salutar de termos “movimentos” que se oponham ao “poder” é este: Os caras se sentem pressionados e sacodem-se do comodismo e da letargia.
Mesmo péssimos, creio que eles serão um pouco melhores ano que vem.
Major Nelson
Major Nelson

Número de Mensagens : 413
Data de inscrição : 22/05/2009
Idade : 64
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo Empty Re: Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo

Mensagem por sabbato Qui Nov 12 2009, 07:23

Andmarques, muito bom o seu texto. Tem uma frase do Saldanha que eu sempre repito e é mais ou menos o seguinte: "a história do futebol é a história do craque". O que leva torcedor ao estádio é o craque. Quantos torcedores de outros times iam ao Maracanão para ver o Garrincha, Didi, Nílton Santos, Pelé e etc. Eu mesmo, quando o Tostão foi contratado pelo Vasco, ia ao Maraca só prá ver o Tostão. Mesmo sem títulos, Heleno de Freitas, Marinho Chagas e Mendonça são ídolos eternos do Botafogo, o que comprova a frase do Saldanha. É pena que a falta de visão dessa e de outras diretorias, não percebam isto. Nos juniores e juvenis temos promessas que poderão ou poderiam vir a ser ídolos no futuro, como o goleiro Luís Guilherme, mas a diretoria só vê esses garotos como moeda de troca para pagar dívidas, contratar as barangas dos empresárisos e "parceiros" e manter ou trazer de volta velhos perdedores, com pouca identidade com o clube. Minha esperança é que um dia o Botafogo volte a ser dirigido por cerdadeiros botafoguenses com visão.

sabbato

Número de Mensagens : 275
Data de inscrição : 18/06/2009
Idade : 68
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo Empty Re: Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo

Mensagem por André Lira Qui Nov 12 2009, 07:29

Xará,
Brilhante relato!!! Penso exatamente igual. Muitas vezes, alguns amigos meus, que torcem pelos rivais , me perguntam sempre a mesma coisa: "Porque a torcida do Botafogo não está indo como deveria?" Aí eu devolvo da seguinte forma: "Bom, vocês tem o Fred (tricolores), vocês tem o Adriano (mulambos) e a vocês só resta abraçar o time, mesmo que não haja nenhum craque. Afinal, vocês não querem descer mais ainda, certo? (vascaínos). E no meu time tem o que??? Os caras pensam, pensam, pensam.... Alguns ainda falam exatamente isso que você, André, descreveu: "É... Se o Maicossuel tivesse ficado..." E acabam concordando comigo, até porque esse timezinho está brigando para não cair desde o início do ano...
Não adianta, a relação é direta: Querem torcida no estádio?? Formem um time decente... Contratem pelo menos 1 craque e vocês, dirigentes, verão.
Mas olhando pra essa diretoriazinha... Fica difícil imaginar que eles serão ousados a esse ponto... E lá vamos nós para mais um ano difícil...
André Lira
André Lira

Número de Mensagens : 617
Data de inscrição : 15/04/2009
Idade : 53
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo Empty Re: Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo

Mensagem por Le Fou Qui Nov 12 2009, 08:40

Botafogo de Futebol e Regatas: um grande clube dirigido por pessoas de pequena visão.
Le Fou
Le Fou

Número de Mensagens : 117
Data de inscrição : 18/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo Empty Re: Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo

Mensagem por Vandafogo Qui Nov 12 2009, 08:42

Ainda bem que o Dodopado parece estar preferindo ir para o Vasco. E fica "malandro" aqui babando o ôvo desse cara!
Vandafogo
Vandafogo

Número de Mensagens : 3197
Data de inscrição : 01/04/2009
Idade : 65
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo Empty Re: Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo

Mensagem por Sonic Qui Nov 12 2009, 08:43

André, sensacional o texto, parabens!!!

Os dirigentes do Botafogo ainda não perceberão que o Botafoguense é diferente. Nós queremos e precisamos ter um idolo, e toda vez que surge um aspirante ao cargo, eles o perdem, foi assim com o Dodô e agora com o Maicossuel. Hoje temos o Jefferson despontando como o melhor jogador do Botafogo, identificado com o clube, que respeita e honra a historia do Botafogo. Precisa ser tratado com respeito, mas não é este o jogador que a torcida vai ver no estadio. Nós queremos ver é um baita meio campista, ou um atacante abusado, que entorta as defesas adversarias e bota a bola onde quer!!


Que 2010 seja o ano!
Sonic
Sonic
Colunista Divisões de Base
Colunista Divisões de Base

Número de Mensagens : 3293
Data de inscrição : 03/04/2009
Idade : 38
Localização : Duque de Caxias - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo Empty Re: Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo

Mensagem por Vandafogo Qui Nov 12 2009, 08:46

Falou no diabo... rs
Vandafogo
Vandafogo

Número de Mensagens : 3197
Data de inscrição : 01/04/2009
Idade : 65
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo Empty Re: Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo

Mensagem por Sonic Qui Nov 12 2009, 08:48

Vandinha... babando o ovo não... o cara é craque. É foi sem duvida um dos ultimos grandes jogadores que passaram pelo Botafogo. Depois de Dodô só o Maicossuel!!!
Sonic
Sonic
Colunista Divisões de Base
Colunista Divisões de Base

Número de Mensagens : 3293
Data de inscrição : 03/04/2009
Idade : 38
Localização : Duque de Caxias - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo Empty Re: Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo

Mensagem por Vandafogo Qui Nov 12 2009, 08:51

Pode até ser, Sonis, mas ele caga como sempre cagou para o Botafogo.
Vandafogo
Vandafogo

Número de Mensagens : 3197
Data de inscrição : 01/04/2009
Idade : 65
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo Empty Re: Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo

Mensagem por toc Qui Nov 12 2009, 10:11

Muito bem colocado André.

No último jogo eu vi alguem falando que atrás do JOBSON só não vai quem já morreu.Taí meu candidato a super craque.

toc

Número de Mensagens : 988
Data de inscrição : 09/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo Empty Re: Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo

Mensagem por andmarques Qui Nov 12 2009, 10:48

TOC

pois é, é assim que se começa.

Lembro que na época de geral eu fazia o mesmo com Donizeti e Mauricinho.

Abs
andmarques
andmarques

Número de Mensagens : 1307
Data de inscrição : 15/04/2009
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo Empty Re: Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo

Mensagem por dnl194 Qui Nov 12 2009, 10:59

Eles não querem contratar um ídolo, então contratem o Maicossuel.

dnl194

Número de Mensagens : 1085
Data de inscrição : 13/07/2009
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo Empty Re: Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo

Mensagem por toc Qui Nov 12 2009, 20:47

se esse fundo existe o JOJÓ é a melhor opção ,e tá na mão.O SUEL é indiscutivel,mas está longe.

toc

Número de Mensagens : 988
Data de inscrição : 09/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo Empty Re: Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo

Mensagem por cidinho Sex Nov 13 2009, 10:03

MAICONSUEL,PARA ESSE EU BATO PALMAS!!!
SE HOUVER QUALQUER POSSIBILIDADE PARA SUA VOLTA, QUE O BOTAFOGO NÃO POLPE ESFORÇOS PARA QUE ISSO ACONTEÇA!!!


POR UM BOTAFOGO FORTE.
SA
cidinho
cidinho

Número de Mensagens : 15
Data de inscrição : 20/09/2009
Idade : 69
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo Empty Re: Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo

Mensagem por andmarques Sex Nov 13 2009, 11:11

Eu realmente não vejo muita esperança no retorno do Maicosuel.

Mas como eu disse, o craque não precisaria ser ele.
andmarques
andmarques

Número de Mensagens : 1307
Data de inscrição : 15/04/2009
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo Empty Re: Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo

Mensagem por dnl194 Sex Nov 13 2009, 11:43

Então traz o Conca!!!!

dnl194

Número de Mensagens : 1085
Data de inscrição : 13/07/2009
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo Empty Re: Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo

Mensagem por cidinho Sáb Nov 14 2009, 07:13

Os dois!!
cidinho
cidinho

Número de Mensagens : 15
Data de inscrição : 20/09/2009
Idade : 69
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo Empty Re: Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo

Mensagem por andmarques Sex maio 14 2010, 09:01

Será que verei o próprio Maicosuel de novo????????
andmarques
andmarques

Número de Mensagens : 1307
Data de inscrição : 15/04/2009
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo Empty Re: Quero ver " um Maicosuel" na casa do Botafogo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos