Botafogo em debate
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» BOTAFOGO SEEDORFIOU
TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III. I_icon_minitimeQui Jun 29 2017, 00:57 por foginho

» O BOTAFOGO E EU... (por ARMANDO NOGUEIRA)
TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III. I_icon_minitimeQui Jun 29 2017, 00:49 por foginho

» REPÚBLICA DOS COMPLEXADOS – A RESPOSTA UMA COLUNA UM POUCO MAIS LONGA...MAS NECESSÁRIA.
TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III. I_icon_minitimeQui Jun 29 2017, 00:37 por foginho

» BAHIA E SEEDORF
TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III. I_icon_minitimeSeg Set 29 2014, 10:10 por Fantasma Scarlatta

» Botafogo com time reserva goleia fluminese
TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III. I_icon_minitimeDom Fev 23 2014, 18:51 por vbm

»  Botafogo vence o time do papa Francisco
TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III. I_icon_minitimeQua Fev 12 2014, 08:02 por vbm

» Em mais uma reviravolta, Zeballos vem ao Rio para assinar com o Botafogo
TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III. I_icon_minitimeSeg Fev 10 2014, 16:09 por vbm

» Gerson tira camisa durante transmissão e se emociona com o Botafogo
TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III. I_icon_minitimeQui Fev 06 2014, 06:45 por vbm

» Botafogo goleia e garante vaga na Copa Libertadores
TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III. I_icon_minitimeQui Fev 06 2014, 06:22 por vbm

» Moderação e Censura
TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III. I_icon_minitimeTer Fev 04 2014, 10:03 por vbm

» REATIVAMENTO DA COLUNA
TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III. I_icon_minitimeSex Jan 17 2014, 10:12 por gbarata

» IMBROGLIO E SURREALISMO - ESSE É O FUTEBOL BRASILEIRO
TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III. I_icon_minitimeSex Dez 13 2013, 20:40 por lscunha


TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III.

5 participantes

Ir para baixo

TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III. Empty TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III.

Mensagem por Sobrinho Qua Ago 12 2009, 10:16

Tiarada, hoje o Botafogo completa 105 anos, claro que em todo esse tempo tivemos glorias e tristezas, passaram por lá perebas e craques envergando essa linda camisa nas cores preto e branco. Um clube que nesses 105 vários craques passaram a fazer parte de sua historia, e que nessa cracolândia meu avô me contou que teve um de nome Amarildo. Amarildo Tavares Silveira, nascido em29 de julho de 1939, em Campos dos Goytacazes. Diz meu vô, que ele era muito habilidade, e que jogava na ponta-esquerda, e que também foi figura muito importante na Copa do Mundo de 1962, na qual foi substituto de Pelé. E que nessa Copa, marcou 3 gols em quatro jogos sendo dois diante da Espanha e um contra a Tchecoslováquia. No Botafogo foi "eternizado" e fez parte do maior ataque do Glorioso em todos os tempos: Didi, Garrincha, Quarentinha, Zagallo e Amarildo.
Por pouco ele não jogou futebol. Foi dispensado nos juvenis do Flamengo. Resolveu servir ao exército, até que o jogador Paulistinha o convenceu a fazer teste no Botafogo. Acabou aprovado. No alvinegro carioca fez 238 partidas e 135 gols, sendo Bicampeão Carioca (1961/1962) e campeão do Torneio Rio-SP (1962).
Recebeu o apelido de "Possesso" depois da excelente participação na Copa do Mundo de 1962. Pela Seleção Brasileira de Futebol fez 24 jogos marcando 9 gols.
Era um menino adorável de ar ingênuo e inocente. Transformou-se num dos mais terríveis demônios dos estádios. Com 17 anos, jogando pelo juvenil do Flamengo, foi pego pelo técnico Fleitas Solich, um paraguaio disciplinador que aos gritos lhe chamou atenção– “Amarildo, não quero vê-lo fumando!”.
Do seu rosto tímido, surgiu um menino furioso: Não grite comigo, respondeu o jovem Amarildo.
- Amarildo, fora! – esbravejava Solich.
- Não te arrebento, velho... por ser covardia! Retrucou Amarildo.
O Flamengo perdia, e o Botafogo ganhou naquele ano de 1958 um dos mais temidos atacantes do futebol mundial. Passou profissional em 1960.
Aceitar desafios, paradas indigestas fazia parte de sua vida. Em campo não fugia, Amarildo só tremeu uma vez na vida. No dia 3 de junho de 1962 no jogo Brasil e Espanha, na Copa do Mundo no Chile.
Amarildo com a camisa 20 estava apático, as pernas pareciam de chumbo e aquela ferocidade sumira. Até que no final no primeiro tempo o zagueiro Garcia cuspiu-lhe na camisa e puxou-lhe o cabelo. Pobre Garcia despertava o adormecido anjo branco e dele surgia a figura do Possesso. Veio o segundo tempo e o Brasil venceu com dois gols de Amarildo. Aquele era o grande Amarildo, bi campeão mundial, bi campeão carioca. Foi então exaltado pelo teatrólogo Nelson Rodrigues – Só um possesso faria aquilo.
Parabéns Botafogo de Futebol e Regatas, pelos seus 105 anos de existência, e obrigado Amarildo por você fazer parte desses 105 anos.
Sobrinho
Sobrinho
Encrenqueiro
Encrenqueiro

Número de Mensagens : 687
Data de inscrição : 31/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III. Empty Re: TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III.

Mensagem por MANTO GLORIOSO Qua Ago 12 2009, 12:01

Grande Sobrinho,

Que bela história, mas terei que te corrigir a respeito da linha: Didi, Garrincha, Quarentinha, Zagallo e Amarildo. Na verdade Zagallo era ponta, então a linha era: Didi, Garrincha, Quarentinha, Amarildo e Zagallo, hehehehehehehehe.

Um colossal abraço.
MANTO GLORIOSO
MANTO GLORIOSO

Número de Mensagens : 1380
Data de inscrição : 03/04/2009
Idade : 44
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III. Empty Re: TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III.

Mensagem por satu7 Qua Ago 12 2009, 13:17

Na verdade o ataque era Garrincha, Quarentinha, Amarildo e Zagalo (com um L só, na época). Didi era meia armador, o melhor que já vestiu a nossa gloriosa camisa.

Para ilustrar a crônica, vou colocar uma foto do primeiro gol do Amarildo contra a Espanha na Copa de 62.
satu7
satu7

Número de Mensagens : 440
Data de inscrição : 05/04/2009
Idade : 70
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III. Empty Re: TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III.

Mensagem por MANTO GLORIOSO Qua Ago 12 2009, 15:44

Grande Satu,

é isso mesmo, mas só to pegando no pé do infante, hehehehehe, valeu pela explanação.

Um colossal abraço.
MANTO GLORIOSO
MANTO GLORIOSO

Número de Mensagens : 1380
Data de inscrição : 03/04/2009
Idade : 44
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III. Empty Re: TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III.

Mensagem por maurelio Qua Ago 12 2009, 15:58

Aproveitando a comemoração dos 105 do Botafogo de Futebol e Regatas, e a coluna do Sobrinho já que ele abordou o tema, vou da uma ilustrada nessa historia do time da Estrelas solitárias:
Os títulos conquistados e seus craques definiram bem o que foi o Botafogo da década de 60. Em 1962, a equipe dividia com o Santos de Pelé o privilégio de ser base da Seleção Brasileira, campeã do mundo na Copa do Chile. Jogadores como Garrincha "alegria do povo", Nílton "a enciclopédia" Santos, Didi "folha seca", Amarildo "Possesso" e Zagallo. Ainda faziam parte do lendário Botafogo outros ótimos jogadores, como o goleiro Manga, o lateral Rildo e o atacante Quarentinha. Uma verdadeira seleção.

Esse fantástico Botafogo conquistou o bicampeonato carioca em 1961/1962 e o Torneio Rio-São Paulo de 1962. Em 61, o clube faz ótima campanha no Campeonato Carioca. Vence 18 jogos, empata 6 e perde apenas 1 partida. Seu ataque, implacável, marcou 58 gols. Em 1964, a equipe conquista o Torneio Rio-São Paulo.

Nos anos de 1967/1968, o Botafogo conquista mais um bicampeonato carioca. Em 1968, mais um título: A Taça Brasil. Nessas conquistas, a equipe já estava bem renovada. Seu maior craque, Garrincha já havia saído. Para seu lugar veio Rogério. O mesmo aconteceu com as saídas de Didi, Quarentinha e Zagalo. Ocuparam seus lugares. respectivamente, 0Gérson, Jairzinho e Paulo César Caju.

Mesmo com todas essas mudanças, a máquina botafoguense não cessou. O fim desse time marcou um triste jejum para os botafoguenses - a Estrela Solitária demoraria 21 anos para chegar a um título.

Time Base: Manga (Cao), Chicão (Joel, Moreira), Zé Maria (Leônidas), Nílton Santos (Moisés) e Rildo (Valtencir); Aírton (Carlos Roberto), Didi (Gérson) e Amarildo (Jairzinho); Garrincha (Rogério), Quarentinha (Roberto Miranda) e Zagallo (Paulo César Caju).

Grandes Jogadores: Garrincha, Nílton Santos, Didi, Amarildo, Gérson e Jairzinho.

Títulos: Campeão Carioca: 1961, 1962, 1967 e 1968; Torneio Rio São-Paulo: 1962 e 1964; Campeão Brasileiro (Taça Brasil): 1968.
Satu você poderia me da a escalação do time Bi campeão de 61 e 62, me dá não postar aí para nosso conhecimento.
E só um pequeno lembrete, Anfonsinho e Nei conceição forão bancario no Botafogo. Outros tempos, né?
maurelio
maurelio

Número de Mensagens : 1308
Data de inscrição : 01/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III. Empty Re: TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III.

Mensagem por Sonic Qua Ago 12 2009, 16:04

Snif, snif, snif... Sad

Quando voces começam a falar desses times, fico até sem graça...
Sonic
Sonic
Colunista Divisões de Base
Colunista Divisões de Base

Número de Mensagens : 3293
Data de inscrição : 03/04/2009
Idade : 38
Localização : Duque de Caxias - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III. Empty Re: TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III.

Mensagem por satu7 Qua Ago 12 2009, 20:49

Grande Maurelio
O time de 62 já está na nossa galeria, duas fotos, uma postada pelo VBM e outra por mim.

Você esqueceu do Rio-São Paulo de 66, que ganhamos com o seguinte time base: Manga; Joel/Paulistinha, Zé Carlos, Dimas e Rildo; Elton, Gérson e Afonsinho/Bianchini; Jairzinho, Roberto e Parada.

Moisés só chegou em 69. Foi campeão da Taça Brasil de 68 que acabou nesse ano, mas não estava no time de 67/68.
satu7
satu7

Número de Mensagens : 440
Data de inscrição : 05/04/2009
Idade : 70
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III. Empty Re: TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III.

Mensagem por maurelio Qua Ago 12 2009, 21:00

Verdade Satu, esqueci o Rio - SP, de 66. Eram tantos que até esquecii. Bons tempos aquele, dava até para se da ao luxo de se esquecer um ou outro titlulo ganho. Tabém em um tempo em que se olhava para o Banco e se via, um Afonsinho ou um Nei Conceição, sentatinho aguardando a sua vez. Ah, como era bom.
maurelio
maurelio

Número de Mensagens : 1308
Data de inscrição : 01/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III. Empty Re: TIARADA, ESSA É DA SERIE, AS HISTORIAS QUE VOVÔ ME CONTAVA III.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos